A Essencis BA conquistou o terceiro lugar na categoria Inovação em Eficiência Operacional do Prêmio Tadayuki de Inovação deste ano, promovido pelo Grupo Solví. O projeto inovador, desenvolvido pela analista Ambiental Andreia Siqueira e pela analista Química Raíssa Ximenes, destacou-se entre dezenas de iniciativas nacionais e internacionais.
Intitulado "Redução do consumo de recursos hídricos em análises laboratoriais de óleos e graxas através da recirculação da água em sistema de baixo custo", o projeto trouxe uma solução simples e de alto impacto para a sustentabilidade no laboratório.
Com um sistema de recirculação de água utilizando uma bomba de aquário e um reservatório de 2,5 litros resfriada a 8°C, a equipe conseguiu reduzir o consumo de mais de 3 mil litros de água por análise para apenas 2,5 litros, o que representa uma economia de 99,9% por análise e 33% no consumo hídrico total da unidade Essencis BA. O custo total da solução? Menos de R$ 200!
Para o gestor da UVS, Caio Ávila, o reconhecimento no prêmio é reflexo direto do compromisso da equipe com a inovação e a sustentabilidade. "Esse projeto é um exemplo perfeito de como a criatividade e a dedicação podem gerar resultados significativos tanto para o meio ambiente quanto para os custos operacionais da empresa. A redução do consumo de água em 99,9% por análise é um marco impressionante, e parabenizo Andreia e Raíssa por transformarem uma ideia simples em um impacto tão positivo," afirmou o gestor.
Parabéns à Andreia e à Raíssa pela criatividade e comprometimento em desenvolver um projeto tão eficiente e alinhado com os valores de inovação e sustentabilidade do Grupo Solví.
Comments