top of page
Buscar
  • Regional Bahia Solví

Oficina de artesanato sustentável promovida pelo projeto Essenciais fortalece comunidades do entorno

Atualizado: 15 de abr.

Na manhã desta terça-feira (12), o Centro Comunitário da Muribeca foi palco de uma oficina de artesanato sustentável, promovida pelo projeto Essenciais. Essa ação, realizada pela equipe de profissionais da Toka Ambiental patrocinada pela Essencis BA, faz parte de um projeto socioambiental que busca fortalecer a imagem da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) junto às comunidades do entorno e desenvolvê-las por meio de atividades diversas.

O projeto Essenciais tem como principal objetivo promover a educação ambiental nas comunidades do Coroado, Muribeca, Paramirim e Socorro. Com um enfoque especial nas crianças, são realizadas atividades que visam conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis. Além disso, o projeto também promove a geração de renda para os adultos por meio de oficinas de compostagem, oficinas de sabão, cursos profissionalizantes, de empreendedorismo, dentre outros.

Ao longo de XX anos de parceria entre a Essencis e a Toka, mais de XX famílias já se beneficiaram das atividades oferecidas pelo projeto Essenciais. A oficina de artesanato sustentável realizada hoje no Centro Comunitário da Muribeca é mais uma iniciativa que contribui para o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento econômico local.

Durante a oficina, os participantes puderam aprender técnicas de produção de objetos artesanais utilizando materiais reciclados, como sacos e garrafas plásticas e tecidos reaproveitados. Além de incentivar a criatividade, essa prática também contribui para a redução do descarte de resíduos e a preservação do meio ambiente.

Para Joseane, moradora da comunidade da Muribeca e Pescadora Artesanal, essas ações do projeto Essenciais são excelentes para a comunidade, pois levam muito conhecimento para os moradores. Por exemplo, ela não sabia que com o óleo de cozinha seria possível fazer produtos de limpeza. Que após uma oficina de sabão, deixou de poluir milhares de litros de água, pois agora o óleo utilizado está virando material de limpeza e que está em fase de testes para, futuramente, empreender e começar a vender o produto final.

O projeto Essenciais seguirá promovendo atividades ao longo do ano, com o objetivo de beneficiar cada vez mais famílias e comunidades do entorno. A Essencis e a Toka Ambiental reconhecem a importância do desenvolvimento sustentável e do trabalho em conjunto com as comunidades para a construção de um futuro mais consciente e equilibrado.





11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page